Viajando por 1 ano com 1 mala de 20kg e Capsule Wardrobe

Oi, tudo bem?
Hoje eu vou contar um pouco sobre a minha escolha de levar somente 1 mala de 20kg para viajar por um ano e a técnica que utilizei para organiza-la:

Pra quem não sabe, estou fora do país desde o dia 05 de Abril. Iniciei minha jornada no Congresso UNIV em Roma, onde passei a semana santa e a Páscoa. Desde o dia 18 de Abril estou em Estocolmo (Suécia) e agora dia 06 vou pra Manchester (Inglaterra).

Quando fui comprar as passagens para esse ano fora, me dei conta que a maioria das empresas aéreas low-cost, isto é, empresas menores que fazem vôos de curta distância por preços mais em conta, possuem um severo limite de bagagem, podendo levar somente 10kg na mala de mão (a que entra na cabine contigo). Nas opções para adicionar uma mala a ser despachada, via que o valor aumentava bastante de acordo com o peso. Neste caso decidi comprar para todos os vôos internos uma mala de 20kg.

E agora? Como que eu vou passar 1 ano com 1 mala de 20kg?

Desde 2015 já estava com algumas idéias de moda sustentável, garimpando roupas em brechó (certamente farei um texto sobre isso no futuro) e tentando diminuir o meu consumismo exagerado. Já havia também lido sobre o tal do Armário-cápsula e foi pensando nele que organizei a mala:

Armário-cápsula é uma técnica que consiste em escolher uma quantidade limitada de peças para vestir durante um tempo determinado, sem comprar nada novo, apenas criando combinações com as peças existentes.

Seria um desafio?  Certamente. Mas pra não gastar mais, a gente faz um esforço 😛

Pensei no dia a dia: Geralmente temos muitas roupas, mas optamos sempre por as que “conhecemos melhor”, porque sabemos como fica no nosso corpo, de que forma podemos combinar, essas coisas.

Não seria melhor então pegar aquela saia que você está acostumada e tentar colocar uma parte de cima diferente? E essa parte de cima um dia desses combinar com uma jeans? Com apenas algumas peças podemos fazer vários looks!

Existem na Internet várias blogueiras que aceitaram o desafio de viver com menos é a primeira que eu descobri foi do blog Um Ano Sem Zara. Claro, cada uma tem seu estilo e nem sempre concordo com a escolha das roupas, mas a idéia em si é genial.

Um grande aliado nessa missão é o site Pinterest:

O Pinterest é uma rede social que permite a partilha de fotos e vídeos em diferentes murais, de acordo com os gostos de cada utilizador.

Você procura por uma palavra-chave e descobre um mundo de opções…

Aliás, se quiser nos seguir 😉

Lá, consegui achar muitas inspirações de como montar o guarda roupa:


Você certamente vai notar nos looks do dia que eu repito roupa, e afinal, quem não repete?

O que eu vou sempre tentar fazer é uma combinação diferente, usar outros acessórios, e até um penteado e uma maquiagem diferente transforma o visual.

Se um dia houver interesse, posso certamente mostrar minha mala e as peças selecionadas, mas acredito que nas fotos dos looks a gente já vai descobrindo:


Como podem ver, mesma calça e sapato, mudando somente acessórios e a parte de cima.

Para quem quiser saber um pouco mais sobre o Armário-cápsula ou Capsule Wardrobe, indico os seguintes links:

Indico também dar uma olhadinha no meu Pinterest, onde tenho várias pastas de inspiração.

Desta forma, consegui organizar a mala tornando a viagem literalmente mais leve, facilitando para o dia a dia e vivendo de uma forma mais sustentável .

Claro que de vez em quando vou comprar alguma coisa, mas então aplicarei o que eu faço em casa: Se comprar uma peça, doe outra com a mesma função. Evitando assim o acúmulo e desperdício.

Então é isso pessoal, espero que tenham gostado e sigamos em frente!

Beijão!

Anúncios

6 comentários em “ Viajando por 1 ano com 1 mala de 20kg e Capsule Wardrobe

  1. Acabei de conhecer seu blog e ameeei!! Vou começar a ler todos os posts! Desde o início do ano eu tenho pensado em fazer armário cápsula – seria legal sim você mostrar como ficou o seu! 😬. Pretendo vender as minhas roupas pra comprar novas. Tive neném em março, preciso de roupas novas até pra facilitar a amamentação. Tenho um canal no YouTube onde compartilho experiências com Deus! Se quiser conhecer é o http://www.youtube.com/borapartilhar

    Pode apostar que você vai me ver muito por aqui! Amei seu blog! 💕Deus abençoe!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s